Projecto Aquafil

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

AquafilO Projecto Aquafil aprovado no âmbito do programa Interreg III C, contribui para a implementação, a nível regional, das políticas europeias no domínio da água.


Este projecto, que se desenvolve numa rede de trabalho, proporcionará a partilha de experiências e a transferência de competências entre os sete parceiros envolvidos, nomeadamente, o município de Beckerich no Luxemburgo (chefe de fila), Semadour e a Universidade de Perpignan em França, a Associação Trilho em Portugal, o município de Alba Iulia na Roménia e o município de Sliven na Bulgária.


O objectivo principal consiste na melhoria da gestão dos rios, integrada, sustentável e participativa, no contexto da implementação regional das políticas da água.


Este projecto visa 4 componentes:


* Componente 1 – Gestão do projecto

* Componente 2 – Criação e manutenção da Casa da Água.


Uma das actividades propostas em candidatura e na qual a COMOIPREL juntamente com a Câmara Municipal de Moura e a Associação Trilho, era a criação da “Casa de Água”. Esta estrutura tem como objectivos:


- Potenciar a sensibilização ambiental em particular;


- Sensibilizar as questões relacionadas com a água em especial.

A Casa da Água promoveu ao longo do ano, quatro (4) fóruns de participação e discussão com a população, dedicados a temas como Ambiente, Turismo, Produtos Locais e Energias Alternativas.


Estes momentos permitiram a troca de saberes, de ideias, de experiências entre cada um dos participantes através da promoção de um diálogo aberto. Dentro desta componente desenvolveram-se diversas actividades, nomeadamente:

 - E porque hoje é Sábado!


E porque hoje é Sábado!Patrocinado pelo Interreg IIIC, pertencendo ao Projecto Aquafil, “E porque hoje é Sábado!” foi uma actividade que tinha como objectivo sensibilizar a população para questões ambientais envolventes do Rio Ardila. Pretendia-se criar um ciclo de actividades distribuídas pelas freguesias do Concelho de Moura, onde foram apresentados relatos reais das vivências direccionadas para o rio Ardila e para toda a envolvente e/ou problemática ambiental, apresentada por especialistas.

 

Comoiprel


Desta forma, foram realizados num total de 7 actividades “E porque hoje é Sábado!”, como se pode analisar na tabela abaixo:

- “Eu, Rio”


Recolha de elementos


- Colaboração na organização do Terra Matrix


- Concepção e produção de brochuras informativas

 

Comoiprel


* Componente 3 – desenvolvimento de instrumentos para a gestão da qualidade da água.


Dentro desta componente nasceu o “Contrato do Rio Ardila”


Os objectivos a alcançar com a concretização de um conjunto de acções a implementar na bacia hidrográfica do rio Ardila são:


- Gerir a bacia hidrográfica do rio Ardila de modo integrado, concertado e sustentável através de actividades desenvolvidas por todos os parceiros do contrato do rio;


- Informar, sensibilizar e educar a população para o respeito e salvaguarda do rio Ardila.


* Componente 4 - Educação Ambiental / Pedagogia


Dentro desta componente realizaram-se as seguintes actividades:


- Carnaval das Escolas


- Participação no projecto Eco – Escolas


Foram concretizadas acções de Educação Ambiental no período de prolongamento lectivo na Escola Básica 1.º Ciclo dos Bombeiros, em Moura, em que a abordagem mais relevante se prendeu com as questões da água e da reciclagem. O principal objectivo destas acções tem por base o desenvolvimento de um eco-cidadão cujas atitudes assentam no respeito e salvaguarda do Ambiente.

 

Comoiprel

- O grande jogo da água


- Maleta pedagógica

 

 

Pesquisar

Vídeo Alentejo

Galeria de Fotos