Ensino Profissional

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A Escola Profissional de Moura (EPM) foi criada no ano de 2000 pela Comoiprel – Cooperativa Mourense de Interesse Público de Responsabilidade Limitada e pela Câmara Municipal de Moura, tendo Autorização de Funcionamento emitida pela Direcção Regional de Educação do Alentejo.

 

Alunos Comoiprel

 

Este projecto emerge assim no alvor deste milénio, com o objectivo principal de certificar e qualificar escolar e profissionalmente os jovens do Concelho de Moura e da Região.


A EPM situa-se na cidade de Moura, sede de um Concelho de grande beleza paisagística, onde a planície se recorta ora nos verdes policromáticos da primavera ora nos amarelos estivais.

Aqui, sente-se o peso da História. Sente-se nas ruas estreitas de calçada luzidia, na monumentalidade das igrejas, do castelo e do casario branco. Sente-se igualmente o peso da estória do seu povo. Gente de feições trigueiras, de poucas falas e de gestos contidos – tem, este povo, um cantar dolente. Antes, cantando a terra, agora Alqueva.


A Barragem de Alqueva, assume-se hoje como a concretização do que foi um sonho quase secular dos resistentes desta terra que viram partir famílias inteiras. De facto, aqui a população tem vindo a decrescer, fenómeno que se generalizou às zonas rurais do interior do Alentejo.


Por isso, outro objectivo da EPM, é o de promover a fixação territorial.
Na verdade, este território, tem potencialidades para atrair investimentos – agora sustentados nos diversos projectos de impacto com importância local, regional e nacional. Para além da  Barragem de Alqueva, emergem a Central Solar Fotovoltaica de Amareleja, o Tecnopolo de Moura, o Aeroporto de Beja, o porto de Sines, entre outros.


A Escola Profissional de Moura, tendo em vista outro objectivo, o da empregabilidade, direccionou a sua oferta formativa em função dos indicadores/projectos de desenvolvimento.


Assim, a oferta formativa da EPM foi, na sua génese, direccionada para as áreas do Turismo e do Ambiente, diversificando-a depois para os domínios da Informática, Energias e Serviços de Apoio à Infância.

Os cursos estão organizados numa estrutura programática que privilegia a componente prática, implicando uma política de diálogo e de cooperação com as empresas locais para a realização de estágios de formandos.

A EPM tem vindo a acolher alunos de outros Concelhos, como Serpa, Vidigueira e Barrancos. Tem também alunos oriundos de S. Tomé e Príncipe e Cabo Verde, prevendo-se o alargamento a jovens de outros países de expressão portuguesa.

 

Inquéritos

Gostaria de assistir a um Workshop de:
 

Administração


Pesquisar

Eventos

Casa da Água

Casa da Água
O Objectivo é dotar as escolas de 1.º ciclo de ferramentas pedagógicas a serem utilizadas em sessões de sensibilização ambiental centradas nas questões da Água.
Quem foi M. C. Escher

Quem foi M. C. Escher
Mauritus Cornelis Escher nasceu na Holanda em 1898, faleceu em 1970 e dedicou toda a sua vida às artes gráficas.

Vídeo Alentejo

Galeria de Fotos